Atividades Complementares
As atividades complementares estão previstas no PPC do curso de engenharia Aeroespacial como requisito para integralização do curso. Na tabela abaixo estão as atividades aceitas como atividades complementares, quais a equivalências de horas validadas e quais os limites de horas para cada atividade a serem contabilizadas.
Todas as atividades precisam de documento comprobatório, como certificados ou diplomas, para serem aceitas.
Tipo de atividade | Carga horária máxima permitida | Atividade Desenvolvida | Carga horária a Validar | Documento Comprobatório |
---|---|---|---|---|
Atividade de Iniciação Científica e Pesquisa | 100 horas/aula | Bolsista PIBIC/PIBIT/PET e IC e Voluntário de Iniciação Científica | 45 horas/aula por semestre | Declaração institucional de conclusão da atividade |
Publicações em Anais de Eventos científicos | 15 horas/aula por publicação | Certificado de Publicação ou primeira página do artigo publicado em anal | ||
Publicação em periódico nacional | 20 horas/aula por publicação | Primeira página do artigo publicado em periódico nacional | ||
Publicação em periódico internacional | 30 horas/aula por publicação | Primeira página do artigo publicado em periódico internacional | ||
Participação em Eventos na área | 80 horas/aula | Ouvinte | 1 hora/aula por hora de evento ou 10 horas/aula quando não constar carga horária | Certificado |
Apresentação de trabalho científico | 10 horas/aula por trabalho ou pôster | Certificado | ||
Apresentação de palestra técnica | 10 horas/aula por palestra | Certificado e/ou declaração de professor | ||
Atividades Profissionais | 90 horas/aula | Estágio Curricular não obrigatório em área compatível com o curso | 0,2 horas/aula por hora de estágio | Certificado SIARE com horas totais de estágio |
Trabalho com vínculo empregatício na área do curso e não utilizado para validação de estágio obrigatório | 0,2 horas/aula por hora de trabalho | Carteira de trabalho ou contrato assinado com declaração de horas totais | ||
Intercâmbio | 100 horas/aula | Programas de intercâmbio internacional em instituições de ensino superior | 30 horas/aula por semestre | Certificado de conclusão do programa |
Curso de idiomas no exterior | 0,5 horas/aula por hora de curso (máximo de 20h) | Certificado com total de horas | ||
Disciplinas cursadas em outros cursos ou instituições afins | 0,5 horas/aula por hora de curso (máximo de 20h) | Histórico escolar ou certificado da instituição | ||
Atividades Acadêmicas | 100 horas/aula | Participação em visitas técnicas organizadas pelo curso | 5 horas/aula por dia de visitação | Declaração assinada pelo professor |
Participação em orgão de representação estudantil (diretórios, centros, atlética), colegiados e conselhos da UFSC | 10 horas/aula por semestre | Portaria ou declaração institucional | ||
Monitoria | 5 horas/aula por mês | Certificado ou declaração institucional | ||
Disciplina aprovada em curso de pós-graduação | 1 hora/aula por hora da disciplina | Declaração institucional ou histórico escolar | ||
Curso de curta duração na área do curso, presencial ou a distância (EAD) | 1 hora/aula por hora | Certificado ou histórico escolar | ||
Participação em palestras técnicas externas à eventos | 2 horas/aula por palestra | Certificado ou declaração institucional | ||
Atividades de Extensão e Ação Social | 100 horas/aula | Projetos de extensão cadastrados no SIGPEX | 20 horas/aula por semestre do projeto | Certificado ou declaração institucional |
Trabalho Voluntário | 1 hora/aula por hora trabalhada (máximo de 20h) | Certificado ou declaração | ||
Organização de eventos acadêmicos ou técnico-científicos | 3 horas/aula por mês trabalhado | Certificado | ||
Participação em cursos de extensão como participantes | 1 hora/aula por hora de curso | Certificado | ||
Atividades Esportivas e Culturais | 50 horas/aula | Curso de linguas/informática | 0,5 hora/aula por horas de curso | Certificado |
Participação em eventos esportivos como representante da UFSC ou do CTJ | 4 horas/aula por evento | Certificado | ||
Participação em grupos artísticos ou culturais | 20 horas/aula por semestre | Certificado | ||
Obs.: Atividades não contempladas na tabela devem ser submetidas ao Colegiado do Curso. |
Procedimento para cálculo das horas de atividades complementares
1 – No link Tabela de Horas Complementares Aeroespacial o aluno deve baixar o Formulário de Validação de Atividades Complementares, ou neste link em PDF Formulário.
2 – A cópia de cada certificado deve ser numerada de acordo com a sequencia for utilizado no formulário.
3 – Na terceira coluna da tabela o aluno deve incluir a informação do total da atividade utilizadas para a validação. Esse total é a soma de atividade de todos os certificados utilizados.
4 – Na quarta coluna a planilha calculará o total de horas equivalentes relativa a atividade.
5 – Na sexta coluna o aluno deve listar o número correspondente a cada certificado utilizado para contabilizar as horas da atividade.
6 – Depois de preencher o formulário, o aluno deve imprimir o formulário em frente-verso e assinar o documento.
7 – A participação em cursos de extensão de longa duração, na condição de aluno, deve ser contabilizado na categoria “Atividades de Extensão e Ação Social>Participação em cursos de extensão como participantes“
Procedimento para validação das atividades complementares:
1 – O aluno, quando já tiver completado as horas complementares, deve entregar à Secretaria Acadêmica cópias e originais dos certificados com os quais deseja validar as horas complementares, juntamente com a planilha de Atividades Complementares do seu curso, devidamente preenchida e assinada.
2 – Na Secretaria, o aluno entregará os certificados e as cópias, que serão checadas pelos servidores, e preencherá um Requerimento Geral solicitando à Coordenação a avaliação das suas Atividades Complementares, formulário esse disponível na Secretaria.
3 – Será aberto um processo formal de validação de atividades complementares, que será entregue ao Coordenador do Curso para análise. Uma vez que o aluno tenha completado as horas necessárias, a Coordenação Acadêmica fará a inclusão da validação no histórico do aluno. Caso haja algum problema com algum certificado ou com a validação das horas necessárias, a Secretaria entrará em contato com o estudante para apresentar os documentos pertinentes.