Atividades Complementares

As atividades complementares estão previstas no PPC do curso de engenharia Aeroespacial como requisito para integralização do curso. Na tabela abaixo estão as atividades aceitas como atividades complementares, quais a equivalências de horas validadas e quais os limites de horas para cada atividade a serem contabilizadas. Atenção: as atividades complementares devem ser executadas a partir da data de entrada do aluno no curso.

Todas as atividades precisam de documento comprobatório, como certificados ou diplomas, para serem aceitas.

Tipo de atividade Carga horária máxima permitida Atividade Desenvolvida Carga horária a Validar Documento Comprobatório
Atividade de Iniciação Científica e Pesquisa 100 horas/aula Bolsista PIBIC/PIBIT/PET e IC e Voluntário de Iniciação Científica 45 horas/aula por semestre Declaração institucional de conclusão da atividade
Publicações em Anais de Eventos científicos 15 horas/aula por publicação Certificado de Publicação ou primeira página do artigo publicado em anal
Publicação em periódico nacional 20 horas/aula por publicação Primeira página do artigo publicado em periódico nacional
Publicação em periódico internacional 30 horas/aula por publicação Primeira página do artigo publicado em periódico internacional
Participação em Eventos na área 80 horas/aula  Ouvinte 1 hora/aula por hora de evento ou 10 horas/aula quando não constar carga horária Certificado
Apresentação de trabalho científico 10 horas/aula por trabalho ou pôster Certificado
Apresentação de palestra técnica 10 horas/aula por palestra Certificado e/ou declaração de professor
 Atividades Profissionais  90 horas/aula  Estágio Curricular não obrigatório em área compatível com o curso  0,2 horas/aula por hora de estágio  Certificado SIARE com horas totais de estágio
Trabalho com vínculo empregatício na área do curso e não utilizado para validação de estágio obrigatório  0,2 horas/aula por hora de trabalho  Carteira de trabalho ou contrato assinado com declaração de horas totais
Intercâmbio  100 horas/aula  Programas de intercâmbio internacional  em instituições de ensino superior 30 horas/aula por semestre Certificado de conclusão do programa
 Curso de idiomas no exterior 0,5 horas/aula por hora de curso (máximo de 20h) Certificado com total de horas
 Disciplinas cursadas em outros cursos ou instituições afins 0,5 horas/aula por hora de curso (máximo de 20h) Histórico escolar ou certificado da instituição
 Atividades Acadêmicas      100 horas/aula  Participação em visitas técnicas organizadas pelo curso 5 horas/aula por dia de visitação Declaração assinada pelo professor
 Participação em orgão de representação estudantil (diretórios, centros, atlética), colegiados e conselhos da UFSC  10 horas/aula por semestre Portaria ou declaração institucional
 Monitoria 5 horas/aula por mês Certificado ou declaração institucional
 Disciplina aprovada em curso de pós-graduação 1 hora/aula por hora da disciplina Declaração institucional ou histórico escolar
 Curso de curta duração na área do curso, presencial ou a distância (EAD)  1 hora/aula por hora Certificado ou histórico escolar
 Participação em palestras técnicas externas à eventos 2 horas/aula por palestra  Certificado ou declaração institucional
 Atividades de Extensão e Ação Social 100 horas/aula Projetos de extensão cadastrados no SIGPEX 20 horas/aula por semestre do projeto  Certificado ou declaração institucional
 Trabalho Voluntário 1 hora/aula por hora trabalhada (máximo de 20h) Certificado ou declaração
 Organização de eventos acadêmicos ou técnico-científicos 3 horas/aula por mês trabalhado Certificado
 Participação em cursos de extensão como participantes 1 hora/aula por hora de curso Certificado
 Atividades Esportivas e Culturais 50 horas/aula  Curso de linguas/informática 0,5 hora/aula por horas de curso Certificado
Participação em eventos esportivos como representante da UFSC ou do CTJ 4 horas/aula por evento Certificado
Participação em grupos artísticos ou culturais 20 horas/aula por semestre Certificado
Obs.: Atividades não contempladas na tabela devem ser submetidas ao Colegiado do Curso.

Procedimento para cálculo das horas de atividades complementares

1 – No link Tabela de Horas Complementares Aeroespacial o aluno deve baixar o Formulário de Validação de Atividades Complementares, ou neste link em PDF Formulário.

2 – A cópia de cada certificado deve ser numerada de acordo com a sequencia for utilizado no formulário.

3 – Na terceira coluna da tabela o aluno deve incluir a informação do total da atividade utilizadas para a validação. Esse total é a soma de atividade de todos os certificados utilizados.

4 – Na quarta coluna a planilha calculará o total de horas equivalentes relativa a atividade.

5 – Na sexta coluna o aluno deve listar o número correspondente a cada certificado utilizado para contabilizar as horas da atividade.

6 – Depois de preencher o formulário, o aluno deve imprimir o formulário em frente-verso e assinar o documento.

7 – A participação em cursos de extensão de longa duração, na condição de aluno, deve ser contabilizado na categoria “Atividades de Extensão e Ação Social>Participação em cursos de extensão como participantes

Procedimento para validação das atividades complementares:

1 – O aluno, quando já tiver completado as horas complementares, deve entregar à Secretaria Acadêmica cópias e originais dos certificados com os quais deseja validar as horas complementares, juntamente com a planilha de Atividades Complementares do seu curso, devidamente preenchida e assinada.

2 – Na Secretaria, o aluno entregará os certificados e as cópias, que serão checadas pelos servidores, e preencherá um Requerimento Geral solicitando à Coordenação a avaliação das suas Atividades Complementares, formulário esse  disponível na Secretaria.

3 – Será aberto um processo formal de validação de atividades complementares, que será entregue ao Coordenador do Curso para análise. Uma vez que o aluno tenha completado as horas necessárias, a Coordenação Acadêmica fará a inclusão da validação no histórico do aluno. Caso haja algum problema com algum certificado ou com a validação das horas necessárias, a Secretaria entrará em contato com o estudante para apresentar os documentos pertinentes.