Sobre o Curso

Psicologia – FSM Cajazeiras

O Engenheiro Aeroespacial será capaz de trabalhar no desenvolvimento e avaliação de sistemas associados a veículos aeroespaciais, assim como no desenvolvimento de plataformas orbitais para diversas finalidades. Entre os sistemas com os quais poderá se envolver encontram-se: sistemas de propulsão, mecânico, energia, controle e navegação. Terá formação, ainda, para atuar na área de estruturas e materiais especiais utilizados nos sistemas, assim como em aerodinâmica e controle de temperatura de veículos aeroespaciais e plataformas orbitais.

O curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC exige o mínimo de 10 semestres presenciais, complementado com o estágio obrigatório, a realização de atividades complementares (extracurriculares) e de ações de extensão para a comunidade não acadêmica. O nosso curso é reconhecido como uma das Engenharias com 4 estrelas do “Guia da Faculdade de 2019” do Estadão.

INFORMAÇÕES

 

Data de início de funcionamento do curso: 03/08/2009

Resolução de criação do Curso nº08/CGRAD/2012, de 18 de julho de 2014.

Curso reconhecido pela Portaria nº 412 de 26/08/2016 e Publicado no D.O.U em 29/08/2016

Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 921 de 27/12/2018 e Publicada no D.O.U em 28/12/2018. Portaria 395/2019/PROGRAD – Art. 3º

O que diferencia o curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC em relação às demais faculdades?

  • É o primeiro curso cadastrado no CREA, o que permite aos nossos egressos o registro de engenheiro aeroespacial e suas atribuições de acordo a RESOLUÇÃO Nº 1.106, DE 28 DE SETEMBRO DE 2018. Já temos, pelo menos, 2 egressos atuando na área como engenheiros aeroespaciais. Ao todo, 34 profissionais formaram-se no curso e hoje ocupam posições na academia, indústria e setor de serviços.
  • Em termos de laboratórios e equipamentos, um túnel de vento subsônico para pesquisas de interação fluido-estrutura está sendo instalado e possui uma seção de ensaio de 1,0×1,2×3,5m e velocidade máxima de 100 m/s, sendo o maior já instalado no Sul do país. Também temos uma câmara vácuo-térmica para pesquisas na área de satélites e outras aplicações que exigem baixa pressão. O Laboratório de Automação e Sistemas de Controle e o Laboratório de Combustão e Catálise Aplicadas, entre outros, oferecem oportunidades aos nossos alunos para atuarem em projetos de pesquisa ligados ao setor
    aeroespacial.
  • Estamos localizados dentro de um condomínio multi-setorial (Perini Business Park), o que envolve os alunos em um ambiente empresarial e facilita, pela proximidade, as oportunidades de estágio extra-curricular durante o curso. Em
    termos de estágio obrigatório, a estrutura curricular do curso permite que o aluno, ao final do curso, realize o estágio por 2 semestre em outras cidades. Dessa forma, nossos alunos tem feitos estágio em empresas como a Embraer e Avibras, em São José dos Campos, a Aeris no Ceara e no CNPEM em Campinas-SP. Também temos alunos que optam por estágios em laboratórios de pesquisa, na própria UFSC e em outras instituições como o INPE.

Áreas de pesquisa em andamento

Atualmente os docentes do curso então envolvidos em projetos de pesquisa nas mais diferentes áreas, por exemplo: interação fluido estrutura de motores foguetes, Controle térmico de nanossatélites, aproveitamento energético em nanossatélites (Energy Harvesting), câmara vácuo térmica de baixo custo para testes de cubesat, aeroacústica, Projeto de Aeronaves, Geradores Eólicos, micro-propulsores catalíticos para satélites, entre outros. Do ponto de vista de extensão, temos por exemplo os projetos: Astrofísica para Todos (mais de 25mil participantes até o momento) e Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologia Aeroespacial (SC2C.Aero), o qual conecta atores dos diferentes cenários do setor aeroespacial, já tendo conectado os docentes do curso e colaboradores à universidades internacionais na Suécia, como a KTH e a Universidade de Linkoping, e startups do setor espaço.