Estágios
Disciplina: EMB5046 – Estágio curricular obrigatório
Fase: 10ª
Pré-requisito: Aprovação em 3000 horas-aula da carga horária total do curso.
Carga Horária (horas-aula): 396
Descrição: Vivência em indústrias, ou em instituições de pesquisa, ou em empresas, que se utilizam dos conteúdos técnicos que compõe o curso; Treinamento prático a partir da aplicação dos conhecimentos técnicos adquiridos no curso; Desenvolvimento ou aperfeiçoamento do relacionamento profissional e humano.
Disciplina: EMB5443 Estágio Curricular Obrigatório I (ler Regimento de estágio)
Disciplina: EMB5444 Estágio Curricular Obrigatório II (ler Regimento de estágio)
O estágio é atividade importante na formação do engenheiro e prevista na grade curricular do curso. No curso de Engenharia aeroespacial, o aluno pode entrar em contato com a coordenadoria de estágio do curso para se orientar em relação ao estágio ou registro do mesmo. Os links abaixo fornecem as informações mais importantes relativas a estágio.
Resolução que regulamenta o estágio na UFSC
Regimento de estágio (atualizado em 08/07/2022)
COORDENADORIA DE ESTÁGIO
Atualmente o curso de engenharia aeroespacial possui uma coordenadoria de estágio constituída de 3 docentes (Portaria 063/2021/DCTJ):
Rafael Gigena Cuenca | Presidente | |
Antonio Otaviano Dourado | Membro | |
Diogo Nardelli Siebert | Membro |
CONTATOS
Email:
Ramal UFSC: 7492
WhatsApp: (48) 3721-7492
ATENÇÃO ALUNOS DA UFSC, NÃO INICIE ESTÁGIOS SEM O REGISTRO NO SIARE
O SIARE-Estudante é um sistema administrativo da UFSC que deve ser usado por estudantes de graduação e de ensino médio da UFSC para solicitar o registro de estágio na base de dados da UFSC.
Acesse no endereço: https://siare.sistemas.ufsc.br/ (navegador: mozila firefox);
RECOMENDAÇÕES AOS ALUNOS
O aluno que for fazer estágio obrigatório de 6 meses deve se matricular na disciplina EMB5046. Tal disciplina possui carga horária total de estágio e depois de cumprir a carga horária 396 horas de estágio e aprovado no estágio, o aluno não poderá mais cursar estágio obrigatório.
O aluno que for realizar o estágio obrigatório de 1 ano, deve se matricular na disciplina EMB5443 no primeiro semestre de estágio e EMB5444 no segundo. O aluno também deve lembrar de cumprir as exigências do artigo 7o. do regimento de estágio do curso. Neste caso, o aluno está autorizado a cursar menos de 16 créditos para realizar o estágio obrigatório.
ASSINATURA DE DOCUMENTOS DE ESTÁGIO
Caros alunos, hoje o sistema Siare tem integração com o , assim sendo, junto ao link de download do documento no Siare está disponível o link para assinatura eletrônica. É recomendado que o aluno utilize esse link para a coleta das assinaturas como recomendado abaixo.
Novas recomendações acerca de assinaturas em documentos de estágio:
- Para estágios realizados por alunos da UFSC na própria universidade, todos devem assinar digitalmente pelo (http://assina.ufsc.br/). Os alunos devem enviar a solicitação diretamente pelo link de compartilhamento do sistema AssinaUFSC para o endereço dos(as) professores(as) e do diretor(a) do DIP, conforme tutorial na página https://dip.ufsc.br/2022/09/05/2747/
- Para estágios realizados fora da UFSC, recomendamos que todos assinem digitalmente pelo GovBr (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica).
2.1 Alternativamente, se as partes concordarem, podem assinar por meio de outras plataformas, como clicksign e similares. Neste caso, é importante que a assinatura pelas outras plataformas seja feita antes da assinatura pelo
2.2 Por fim, outra opção é todos assinarem à caneta. Lembrando que TCEs assinados à caneta devem ser arquivados fisicamente e TCEs assinados digitalmente devem ser arquivados digitalmente.
Não são recomendadas assinaturas híbridas, pois fragilizam o valor probante do documento numa eventual disputa jurídica. Portanto, recomenda-se que todos assinem à caneta e arquivem-se os originais fisicamente; ou, que todos assinem eletronicamente e arquivem-se digitalmente.
Durante os períodos mais restritivos da pandemia havia maior dificuldade na coleta das assinaturas, levando-nos a recomendar a aceitação corriqueira de assinaturas escaneadas e/ou híbridas, mas não há mais motivos para isso.
VALIDAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO UTILIZANDO UM ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO
O Art. 13 do regimento de estágio, o qual deve ser lido com atenção, prevê validação de estágio obrigatório utilizando um estágio não obrigatório. O aluno deverá solicitar à coordenação do curso validação de disciplina. A solicitação deverá ser realizada na secretaria acadêmica utilizando formulário de “Requerimento geral” disponível em https://secretariaacademica.joinville.ufsc.br/formularios/, anexando:
1 – Autoavaliação *,
2 – Avaliação do orientador e do supervisor *,
3 – RAENO (Relatório de Atividades de Estágio Não-Obrigatório),
4 – Relatório detalhado das atividades realizadas durante o estágio (o relatório deverá ser assinado pelo orientador) *,
5 – Formulário Validação de Disciplinas.
A Coordenação do Curso solicitará análise da Coordenadoria de Estágios e, em caso parecer positivo, validará a disciplina.
* Modelo de relatório e fichas de avaliação.
VALIDAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO UTILIZANDO COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Art. 14 Para critério de validação de estágio obrigatório utilizando competências profissionais adquiridas no trabalho formal vinculadas às áreas de formação em Engenharias, o aluno deverá satisfazer os seguintes critérios:
§ 1o A solicitação da validação só poderá ocorrer assim que o aluno completar a carga horária mínima de pré-requisito para cursar o estágio obrigatório;
§ 2o Ter completado, no trabalho formal, a carga horária mínima exigida para aprovação em estágio obrigatório conforme estabelecido pelo PPC. Para comprovação da carga horária e atividades, o aluno deverá anexar cópia da carteira de trabalho e declaração do empregador com as atividades exercidas na empresa.
§ 3o Serão aceitas atividades profissionais exercidas a partir do semestre no qual o aluno já tenha integralizado a carga horária pré-requisito da disciplina de estágio obrigatório.
§ 4o Apresentar o relatório de atividades exigido pelo estágio obrigatório;
§ 5o Apresentar as fichas de avaliação do supervisor da concedente, do professor orientador e do aluno.
§ 6o A Coordenação do Curso solicitará análise da Coordenadoria de Estágios do curso de Engenharia Aeroespacial e, em caso de parecer positivo, validará a disciplina;
§ 7o A instância recursal da análise da coordenadoria é o colegiado do curso.
O aluno deverá solicitar à coordenação do curso validação de disciplina. A solicitação deverá ser realizada na secretaria acadêmica utilizando formulário de “Requerimento geral” disponível em https://secretariaacademica.joinville.ufsc.br/formularios/, anexando:
1 – autoavaliação *,
2 – avaliação do orientador e do supervisor *,
3 – cópia da carteira de trabalho e declaração do empregador com as atividades exercidas na empresa.
4 – relatório detalhado das atividades realizadas durante o estágio (o relatório deverá ser assinado pelo orientador) *,
A Coordenação do Curso solicitará análise da Coordenadoria de Estágios e, em caso parecer positivo, validará a disciplina.
* Modelo de relatório e fichas de avaliação.
ESTÁGIO INTERNACIONAL
Para realizar estágio internacional o aluno deve providenciar o termo de convênio entre a UFSC e a Instituições Estrangeira. Os modelos de termos de convênios, em diversas línguas, estão disponíveis em http://portal.estagios.ufsc.br/estagio/formularios/. O aluno deve coletar as assinaturas no termo de convênio na Instituição Estrangeira e depois enviar ao DIP/PROGRAD () para o devido registro no SIARE. Ainda, o aluno deve estar matriculado em uma das disciplinas de estágio obrigatório e em Intercâmbio.
PROCEDIMENTO PARA CONVÊNIO DE ESTÁGIO
A realização do convênio entre a concedente e a Universidade é feita via o preenchimento do formulário disponível no site: http://portal.estagios.ufsc.br/estagio/formularios/ . Os dados do formulário devem ser digitados e assinado pelo representante legal da concedente e uma testemunha. Esse formulário deve ser enviado por correio para o escritório do DIP/UFSC no endereço
DIP – Departamento de Integração Acadêmica e ProfissionalPrédio da Reitoria – 2º andar – sala 01Campus Professor João David Ferreira LimaCEP 88.040-900Trindade – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
Qualquer dúvida relacionada ao estágio ou convênio pode ser resolvida via o contato acima ou com o coordenador de estágio. Para maiores informações consultar http://portal.estagios.ufsc.br/como-firmar-convenio-direto/